terça-feira, 26 de novembro de 2013

A politicalha está no DNA !!


Meu saudoso pai já dizia: “Grande parte das mazelas e absurdos desse país tem suas origens nos nossos colonizadores.” Lendo o livro “1808” de Laurentino Gomes, deparei-me com as verdades de meu pai, não nas entrelinhas e sim na verdade nua e crua que nos apresenta em seus relatos sobre a vinda da familia real para o Brasil, fugindo de Napoleão. Eu que antes afirmava que a corrupção, politicalha, esse estado letárgico de comportamento, a promiscuidade e falta de cultura e educação, estavam enraizados em nosso DNA, vi confirmado ao terminar de ler o livro.

Vim para essa cidade em 2000, estive por aqui como comerciante até 2006 e não bebi água de santa nenhuma, retornei de Joinville para cá em 2011, por convite pessoal da Sra. Evani, prefeita municipal, que nos convenceu sobre seus projetos na área da acessibilidade entre outras melhorias, hoje estamos deveras motivados a mudarmos novamente, pois, as promessas não foram cumpridas, assim como outras tantas.

As situações mais pontuais da cidade sempre dependem de seus cidadãos mais importantes, - diga-se de passagem – ser importante por aqui não se subentende educação e cultura, entretanto, no salve-se quem puder, quem se obriga e gosta de viver aqui com todas as deficiência e mazelas talvez tenha razões verdadeiras, as quais eu não contesto, porém, fica claro que os cidadãos que optaram pelo turismo de massa são os maiores comerciantes daqui.

Responder pelo turismo e direcionar a pasta achando que tudo se fundamenta em coisas simplistas onde a população submissa deve aplaudir e festejar suas posturas medíocres, é fácil, fazer uma administração que obtenha resultados positivos é outra história. Afinal a escolha não foi da população, o poder absoluto do executivo escolhe, nomeia e compactua dos resultados, sejam eles bons ou bregas e também aplaudem, afinal, na combinação política eles fazem parte do mesmo governo.

Manuseando um folder trilíngue com as informações sobre a cidade, fiquei pasmo com as fotos e os locais que são apontados como os pontos “turísticos”, sendo as fotos com mais de 15 anos, e, significando que Guaratuba não agregou mais nada ao acervo de veraneio ou turismo, pois, considerando que a cidade não tem os serviços básicos durante o ano todo, é um alarde falso motivar o turista a vir a uma cidade que não estimula a qualidade e bons serviços e nada tem de novo a oferecer.

A situação gravíssima com a segurança, a saúde, a coleta de lixo, a travessia, falta de médicos, transporte urbano, limpeza pública, etc...fato que todo ano é reconhecido pelos governadores e prefeitos na abertura da Operação Verão 2011/2012/2013, pode dar ao turista a falsa impressão que as coisas aqui funcionam, é esse é o objetivo do governo, não deixar que o veranista se incomode, afinal muitos vêm aqui efemeramente  e não se quer que saia criticando o litoral do Paraná.

Entretanto, esse turista beneficiado com os serviços que o governo desloca para o litoral não terá oportunidade de saber as mazelas e descaso que o morador residente sofre e de volta a sua cidade de origem, recordar-se-á de Guaratuba somente no próximo verão, tal qual faz o Governo do Paraná.

Sou constantemente criticado por falar contra os políticos daqui e os que se dizem representar a cidade, salvo engano, um deputado que colhe votos aqui desde 1990 deveria, no mínimo, ter conseguido um hospital decente para a cidade, o que não é o caso.

Por outro lado, entra ano sai ano, elegem-se vereadores cada vez menos compromissados com o povo e seus problemas que são vários, puni-los? Sim, nas próximas eleições, afinal nada fazem a não ser dizer amém ao executivo.

Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.