quarta-feira, 7 de março de 2012

Plano Diretor de Guaratuba: Estamos subjugados pelos ambientalistas!

Plano Diretor de Guaratuba
Resposta ao comentário (aqui) no Correio do Litoral.com (05/03)

Primeiramente posso dizer que sua resposta é no mínimo demagógica, em que mundo você vive? Que papo é esse de plantar nos morros, vegetação nativa, palmito, fauna, flora? Você nunca comeu palmito? Comemos palmito de pupunha, palmeira-real e Açaí que são cultivados e a carne de bovinos, E carne, você já comeu? Talvez você não saiba que são grandes responsáveis pelo desmatamento e também pela emissão de gases (16%). E aí Amauri?

Nesse momento e após seu “infeliz” comentário passei a acreditar que você age tal qual os países desenvolvidos fazem tudo para que os países em desenvolvimento não copiem seus estilos de vida pois sabem que seriam necessários cinco planetas Terra para atender tamanha demanda. Você quer o bônus de viver o bem bom em sua cidade e deixa o ônus da falta de desenvolvimento para nós, lindo Sr. Amauri.

Estamos fartos de sermos uma cidade de 45mil habitantes, com capacidade instalada de hospedagem de 500mil, porém só temos os serviços básicos e urgentes quando é chegado o verão, vocês se despejam aqui, apoiados pelos governos omissos, e exigem tudo e recebem, entretanto, quando finda a temporada somos abandonados à nossa sorte e todos os serviços instalados são retirados, médicos, bombeiros, policiais, lixeiros, controle de balneabilidade,ambulâncias, helicópteros, internet BL (Copel) na praia,(a minha é Via Radio) fiscalização sanitária, nem hospital decente temos aqui Sr. Amauri, falta recursos que são oriundos de geração de riqueza e trabalho, ficamos com as centenas de mendigos que para cá são atraídos (e enviados) por vocês que são mestres em esmolas tal qual fazem com Guaratuba.

Como disse o Márcio na postagem... “devido a um bando de ambientalistas curitibanos, que estão estaleirados dentro de SEMA/IAP ha 30 anos, que querem o título de maior reserva de mata atlântica ao estado do PR,“ vocês se dividem; de um lado os ruralistas tacanhos, de outro, os ambientalistas puros, ambos utilizando argumentos exagerados, sectários, em defesa de suas teses, mas na prática esquecem que a pobreza gera o ser humano e esse ser quer comer, seja palmito ou raiz de inhame, porém, aqui se depender desses órgãos chamados IBAMA/APA/IAP que protege os desmatadores e pune a população ribeirinha, muita gente morreria de fome ou estaria presa, enquanto os grandes que já desmataram estão sendo beneficiados com perdões de multas e tendo suas terras (desmatadas) valorizadas.

Senhor Amauri venha para Guaratuba andar de bike, aqui pode, talvez você não possua um carro, não porque não pode comprar e sim porque deve evitar o desmatamento para podermos produzir (em terras férteis desmatadas) 780 bilhões de litros de etanol (2ª geração) porque hoje produzimos 26 bilhões em 4 milhões de hectares, faça a regrinha de 3 e veja o tamanho do rombo, e aí Amauri?

Tem mais, falando em emissão de gases e do uso da bike aqui em nossa cidade, os automóveis devem saltar de 700 milhões atuais para 2,5 bilhões de unidades em circulação em 2030, vai ser tanta poluição que você não conseguirá nem enxergar um pé de palmito diante do nariz, seu Amauri!

Quando falei que o Estado do Paraná nos deve o crédito de Carbono a título de royalties, que ninguém quer falar, mas todos querem opinar e controlar, pagar jamais, estou concorde que a economia verde pode e deve permitir a criação de postos de trabalho e tem potencial de integração dos pilares econômico, social e ambiental, entretanto, concordar e apoiar uma reserva em somente um município em 97% de sua área, e não criar a contrapartida que dê sustentabilidade a esse povo, é querer subjugá-lo e condená-lo a condição de cidadão de segunda classe.

Não queremos ser protegidos que é o fazem agora, nos protegem apenas para evitar que desmatemos, porém, essa proteção é uma lei inconstitucional, pois impede que o cidadão cultive sua área para alimentar sua família e o impele à mendicância e à prostituição de seus filhos, tais quais os colonizadores fizeram com os silvícolas no passado. Não queremos também que esse protecionismo gere condicionalidades, detestamos a política do chapéu na mão, queremos é poder trabalhar e decidir, como todos os municípios que não estão debaixo das botas do governo, nosso destino sem que nos tratem como “incapazes” como se fossemos uns idiotas.

Eu adoraria que as eleições ocorressem entre os meses de Dezembro e Fevereiro, acredito que nossa cidade seria uma séria concorrente com Miami, ou talvez teria algumas benesses concedidas ao Balneário de Caiobá, aquela cidade fantasma, somente porque para lá se instalaram como veranistas os grandes loteadores e desmatadores dos loteamentos de Guaratuba.

Senhor Amauri, viver em Guaratuba é lindo e maravilhoso e somente pessoas abnegadas e positivas podem fazer isso, contrariando tudo e todos, quando diz que o litoral merece atenção especial, diga desde quando, pois, até o momento nenhuma atenção foi especial e olhe que o Richa esteve aqui (como todos eles fazem) inaugurando uma reforma no centenário hospital da cidade, se isso pode ser chamado de atenção especial, Deus tenha piedade de nós!

Falar de Piraquara (município da Grande Curitiba) e comparar com Guaratuba é nos chamar de burros, a motivação de proteção ambiental lá é porque a cidade abriga 50% dos mananciais de abastecimento de água da grande Curitiba, novamente vocês usurpando o direito das cidades em defesa de suas hipocrisias e necessidades.

Finalmente, como não podia deixar de ser, SR. Amauri, fechou seu comentário com a piada chamada ICMS ecológico, onde diz que para restrição existe uma compensação, como se isso resolvesse nossos problemas.

“Para opinar como trilhar o caminho de outrem, devemos percorrê-lo usando o sapato dele” (Proverbio Chines)

Leia também:"Planeta Terra: Devastado e poluido pede socorro!"
Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.