domingo, 15 de abril de 2012

Desmatamento irregular!

Faço essa postagem em texto pequeno, porém com uma irritação muito grande. Sempre soube, desde que vim residir no litoral do Paraná, que nosso município tem a totalidade de sua área (97%) pertencente à APA – Área de Proteção Ambiental, subordinada ao IAP – Instituto Ambiental do Paraná, e, por conseguinte, o desmatamento bem como quaisquer procedimentos que envolvam riscos ao meio ambiente, devem ser licenciados, porém acredito que devam antes serem avaliados quanto à urgência, necessidade e motivação.

Ocorre que em minhas idas e vindas à Joinville, que ocorre semanalmente tenho observado que, devagarzinho, uma área em um morro (Vide Foto) à esquerda da Rodovia Máximo Jamur , à altura do km 20 aproximadamente, perto da entrada do Descoberto – Morro Grande, vem sendo totalmente desmatada.

Interpelei através de uma denúncia nº 13250/2012 – Consulta 16561, 13/04/2012, o IAP, solicitando informações e, se possível, a motivação em caso de autorização legal, aguardando resposta.

Sendo ou não autorização legal, a meu ver, trata-se de uma infração à Legislação Ambiental, pois, o ilícito ocorre em uma área de morro possível de danos ao ambiente.

Texto e Foto do Blog

3 comentários:

  1. Recebi de meu amigo Vagner uma postagem dizendo que manteve contato com o pessoal do IAP e eles disseram que nada pode fazer nada pois aquela área é de Santa Catarina e não do Paraná e Santa Catarina permite tal procedimento, será que é verdade isto? Vou aguardar a resposta de minha denúncia, pelo Google Maps parece que é Paraná...vamos ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A exclusão acima ocorreu em vista de erro do proprio autor.

      Acreditem se quiserem, até hoje aguardo a resposta do IAP, site muito confuso, como característica dos órgão públicos no Brasil, que adoram uma burocracia...

      Excluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.