segunda-feira, 21 de abril de 2014

Quem tem telhado de vidro... cuidado ao atirar pedras para cima!


O MP de uma cidade pequena no interior do Paraná recentemente moveu uma ação, depois de constatar diversas irregularidades em empréstimos consignados feitos pelos servidores da prefeitura municipal e repassados aos políticos. Os gestores foram condenados. As sentenças foram dadas pelo juiz e os condenados podem recorrer em liberdade. 

A atuação dos promotores foi decisiva para que a justiça condenasse os espertos. Na ocasião os políticos exerciam mandatos eletivos e tinham o poder de indicar algumas pessoas para serem nomeados a cargos comissionados e afins, cuja duração seria a mesma de seu mandato, ou seja, 48 meses, se não for reeleito.
A cobrança pela troca de favores logo veio, necessitados de dinheiro para fazer frente às suas despesas pessoais, teriam passado a efetuar empréstimos para eles próprios, utilizando os nomes dos funcionários municipais, coagindo seus apadrinhados a pleitearem, junto à instituição financeira, empréstimos em seu próprio benefício. 

A certa altura, alguns comissionados foram demitidos ou demitiram-se, entretanto, as prestações dos empréstimos continuavam vencendo mês a mês, agora sob responsabilidade dos políticos, provocando uma onda de custos entre juros e moras por pagamento em atraso, SPC, Serasa, as quais os funcionários, sem emprego, não poderiam arcar. 

Os funcionários que assinaram os contratos de empréstimo consignado começaram a se preocupar com as dívidas bancárias, em consequência disso, passaram, por sua vez, a cobrar dos verdadeiros responsáveis pela dívida, a quem os valores emprestados foram entregues, exigindo a quitação total do empréstimo ou a mudança da responsabilidade para outro funcionário que ainda estivesse na ativa ou que seria indicado como comissionado em seu lugar, pois, ainda assim corria o risco de ser partícipe no crime, sujeito às sansões penais, se porventura os políticos fossem condenados.  

Dizem que é uma prática em todo o Brasil esse comportamento, será que existe em Guaratuba?
Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.