quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Guaratuba: Madrasta de seus filhos!


São 02hs30m, despertador toca, o jovem levanta-se, veste suas roupas, higieniza-se e parte de encontro ao veículo que o levará à Joinville, para o trabalho cujo primeiro turno inicia-se às 05h00min da manhã.  Isso acontece diariamente com 135 jovens produtivos, filhos de Guaratuba, essa cidade que muitos fazem apologia de suas belezas tentando ofuscar suas mazelas. Esses meninos buscaram uma situação financeira melhor e mais garantida que as ofertadas nos empregos sazonais ou na construção civil de Guaratuba, onde o futuro é o desemprego após a temporada ou ao final de cada obra.
“Acredito que Guaratuba está em uma nova era de desenvolvimento... com o apoio do Governo do Paraná muito será realizado... Guaratuba está caminhando a passos largos rumo ao futuro e na transformação de nossa cidade em um polo turístico e de atrativos o ano inteiro... vamos olhar para frente, conquistar e lutar para que nossa Guaratuba tenha tudo que ela merece...” (Deputado Nelson Justus - Tabloide Notícias  Ed. 116 Dez 2013). Falácias, falácias, falácias...nada de concreto! (do Blog)
São três Vans, em três períodos, manhã, à tarde e a noite, todos os dias, que saem da cidade levando nossos Jovens para um trabalho que, mesmo não sendo pesado é insalubre, trata-se da Coleta de Lixo de nossa vizinha Joinville/SC, uma cidade industrial pujante que absorve toda a mão de obra mais especializada de seus cidadãos, ficando os empregos secundários para jovens de cidades sem oferta ou com oferta deficiente, que é o caso de Guaratuba.
Que cidade é essa que permite que seus jovens submetam-se a essa condição por falta de oportunidade? Nunca existirá um direcionamento político-administrativo que foque a criação de empregos perenes, cujo objetivo seja trazer empresas que gerem empregos sérios? Até quando a mão de obra da cidade se dobrará a esses contratantes que desrespeitam as leis? Até quando a cidade viverá dias de alvoroço em volta de lojinhas que já chegam com seus empregados? Até quando a dominação de comerciantes satisfeitos com “temporadas” de veraneio sujeitará nossos jovens a empregos descartáveis? Até quando esses políticos que elegemos continuarão a fingir que se preocupam com os problemas do povo? Será que precisaremos de uma Agência do Ministério do Trabalho na cidade para coibir tanta irregularidade?
Existem outras Vans que saem de Guaratuba em baixa temporada, porém, não para trabalho e sim para levar escolares para Joinville, aqueles bem aquinhoados de famílias mais abastadas que querem um “diploma” melhor, porque para estes, empregos novos também não existem, porém, podem se contentar como sucessores de seus pais em negócios rentáveis já existentes e estabelecidos, entretanto, todos voltados à exploração efêmera da anualmente ansiada temporada.

Texto e Foto Daniel MM

2 comentários:

  1. Mas queres o que? se as escolas um pouco melhores (era pra serem melhores) contem alunos de baixo carater! E quando nos pais vamos reclamar eles dizem que nao podem fazer nada...oras que vai pagar pra uma escola tipo Monteiro Lobato pra por o filho estudar com marginais?? e Pior marginais filhos de pai pais....o negocio é estudar fora mesmo! Haaa e esse negocio de aluno mudar de sala e nao o professor sempre foi ridiculo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não quero nada! Quanto ao nível da escola e dos alunos é um problema da população da cidade, quanto aos marginais..., é problema da polícia. Estudar fora é a saída da classe que tem dinheiro, trabalhar como gari é para os meninos que não têm apoio e emprego na cidade!

      Excluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.