sexta-feira, 12 de abril de 2013

Nelson Justus: O Bombeiro do Richa!


Estive lá, acreditei que na primeira seção ordinária (pois nas extraordinárias não foi possível) seriamos contemplados com discursos dos representantes municipais sobre mudanças e posturas que beneficiariam todo o segmento populacional da cidade, já que se tratava de primeira manifestação pública de nossa nova casa de leis, 77% alterada em sua composição.
Enganei-me redondamente e entre discursos e falácias, puxa-saquismo e idolatrias vis, pude perceber o ranço postural dos antigos edis, “os reeleitos” com caras de poucos amigos, tipo de “saco cheio”, descontentes com as mudanças, porém obrigados a comparecer sem nenhuma motivação e conteúdo, talvez por não saber o que dizer, alguém everedou-se em conversas desconexas que foi de Anibal Curi a Nelson Justus. Lamentável!
Do restante, opinião nossa, o presidente Oliveira perdeu a oportunidade de fazer seu discurso libertário, onde posicionaria a força seu mandato de vereador e sua unção democrática a presidente da casa, mostrando ao povo a que veio e quais as mudanças comporiam as bases de nossa nova câmara, entre elas a defesa dos anseios do povo, esse povo que, com sua sabedoria, ensejaram a mudança.
Situação como essa abre a mim o espaço de lembrar nossa história, onde Dom João VI disse a Pedro: “ Ponha a coroa na cabeça, antes que algum aventureiro o faça”, não chamar para si o direito ao uso da coroa foi o erro do Mordecai, pois ao aceitar o discurso “oportunista” do Deputado Nelson Justus, o bombeiro do Beto Richa, cedeu um espaço precioso que poderia alçá-lo a defensor dos reclames da população.
Quase me emocionei com aquela conversa de que ele “ama” Guaratuba de tal forma que deixou de comparecer em outros eventos porque estava há três semanas sem vir aqui?!...Ridículo; estar ausente é uma coisa, vir aqui e discursar “contra” a necessidade da ponte é outra história, porém, ficou claro que o bombeiro naquela noite era ele e não o tenente do corpo de bombeiros que lá estava, pois o balde de água fria que causou impacto foi à veemência do deputado ao falar e “criticar as manifestações populares a favor da ponte sobre a baía”.
Todos, bobos e boquiabertos ouvindo o líder máximo da política, defenestrar todos nós, os partidários da construção da ponte, querendo nos ensinar como se administram os recursos governamentais, coisa que ele soube muito bem fazer quando administrou a presidência da Assembleia.  Alardear que desde 1989 já existe um projeto (engavetado) da ponte, inclusive com o entorno e áreas de escape, e que fez ele até hoje? Nada! Fez questão de deixar claro, em seu pronunciamento, a inconveniência de um movimento reivindicatório agora. Porém, esse foi o primeiro movimento e hoje, já esta perdendo forças, uma esfriada nos protestos até que a temporada venha e com ela voltem os mesmos problemas do ferry, filas e engarrafamento no transito.
Evidente e claro que em nossa defesa não sairão nenhum dos vereadores, já que o líder não se coroou, e todos ou quase, já tem sua cartilha para ler, só que tanto a construção da ponte quanto um hospital decente (não aquela maternidade reformada) e moderno depende é claro, de recursos, o primeiro de muito dinheiro, o segundo apenas de boa vontade do apaixonado por Guaratuba, esse senhor deputado que ama Guaratuba, porém quando necessita de tratamento médico ou hospitalar, não vem aqui no Novo Hospital de Guaratuba, deve tratar-se em médico particular em Curitiba ou, quem sabe, São Paulo, Nova York, Londres..., onde seu cacife o leve. Por ele não teremos a ponte e, a maternidade já a temos.  Reclamam de que guaratubanos?
Foto ilustrativa

9 comentários:

  1. “Reclamam de que Guaratubanos?”
    Perfeita e providencial a tua abordagem Daniel. Mas, eu ainda acrescentaria: tens medo de que, ou de quem, Guaratubanos? Não queres melhorar tua vida e a de teus familiares?Tens medo de que?

    Eu, sinceramente já esperava que a renovação de 77% da Câmara pouco ou nada alteraria o comportamento político dos nossos vereadores. Aliás, eles não se comportam como vereadores, ou seja, aquele que pago pelo contribuinte, deveria em primeira e em todas as instancias defender os interesses da população. As melhorias para o seu eleitor. Saúde, educação, segurança e blá, blá, blá........ Para todos os eleitores. Infelizmente e tragicamente, isso é assim, aqui e no resto do País. Pelo simples fato, desculpem-me a expressão, FALTA-LHES CULHÃO, em português mais do que claro. Não querer a construção da ponte (porque o Governador prefere a BR 101, uma vez que será custeada pelo governo federal), não querer um hospital (porque a partir daí teremos que atender pessoas de outros municípios. Esse argumento foi utilizado por um membro do Conselho de Saúde do Município em conversa comigo. Pasmem.).
    Se você que elegeu, como eu, esses edis, como cita Daniel, tiver um infarto, será atendido onde aqui em Guaratuba? Se você tiver a sorte de enfartar na temporada, também com sorte, terás a chance de embarcar no helicóptero da PM e ser socorrido longe daqui, porque não haverá ponte e haverá engarrafamentos monstruosos. Acrescentando mais um ingrediente no ATRASO em nossa trajetória, segundo representante da Marinha do Brasil, nesta semana, "o vereador Maurício Lenze tem feito insistentes reclamações e pedidos de providências contra a colocação das boias de sinalização na Baía de Guaratuba, alegando supostos problemas na instalação das mesmas”. (Jornal de Guaratuba, edição 269, pg. 4 – SINALIZAÇÃO DA BARRA).. Lamentável, para dizer o mínimo. Muitos navegadores que NÃO conheciam Guaratuba (só sabiam que Guaratuba tinha uma Barra muito perigosa) aqui estiveram recentemente e se propuseram a voltar dada a segurança da sinalização do canal. Então como ficamos senhor vereador Maurício Lenze? Quantas vezes já navegastes pelo canal de acesso á Baía de Guaratuba? Sem o balizamento?

    Já se foi o tempo do “fio do bigode”. Quem se lembra disso? Muito poucos certamente. Pois, aqueles que davam o fio do bigode com orgulho e honra, e muitos ainda existem, tinham culhão, mas é uma “raça” em extinção.

    Fio de bigode? Que precedeu o lacre, a assinatura e a rubrica. A juventude de hoje certamente não ouviu falar dessa expressão que, consistia em dar em garantia da palavra empenhada um fio da própria barba, retirado em geral do bigode.

    Bons e honrados tempos.


    João Camargo Mello Filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complemento sábio e pertinente amigo João, um dos poucos cidadãos com "culhões" que não se borra de medo de dar sua opinião ou manifestar suas idéias num blog aberto e democrático e, principalmente, sem censura. Obrigado João Camargo

      Excluir
    2. Prezado João Camargo, primeiramente agradeço sua preocupação com o nosso município, porém, quero deixar claro que meu objetivo sempre foi a manutenção das bóias sinalizadoras. Para entender melhor a situação, sugiro que leia a matéria publicada na edição 229 do Jornal da Hora. (http://www.jornaldahoraguaratuba.com/edicao/229/pagina/12).Para maiores esclarecimentos, fico a sua disposição.

      Excluir
  2. Adorei o texto e o comentário. Parabéns, quem dera houvessem mais cidadãos como vocês dois. Infelizmente o que vemos em Guaratuba são atitudes que vão desde a acomodação total até o pânico total da exposição de idéias. Mal sabem os pobres covardes e letárgicos guaratubanos é que as coisas só vão piorar. Ninguém sai ganhando do jeito que está!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem querida Natascha, esqueci de dizer, alguns até podem ficar sem a ponte, afinal uma carona no helicóptero dos bombeiros, aviões de amigos e talvez um iate, possam desviá-los do incômodo do Ferry e das filas!!!Obrigado

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Faltou ainda dizer que, a motivação da manifestação pela ponte é embasada em sequenciais descumprimentos de contrato pela concessionária F. Andreis que é, constantemente, favorecida pela Agepar e governo estadual, aceitando que reajustes (como esse de 6,25%) ocorram e, a contrapartida que é o atendimento das cláusulas contratuais, sejam postergadas "ad infinitum". Outrossim, esse mesmo governo que não quer bancar a construção da ponte, pune todos os cidadãos moradores, quando permite que os palermas da Agepar continuem perpetuando esses abusos, quando deveriam estar suspendendo o pagamento da travessia dos moradores até que a empresa cumpra sua obrigação.

      Excluir
  3. Não podemos jogar a culpa toda na política, o povo também tem sua culpa, fizemos um abaixo assinado em www.pontedeguaratubaja.com.br e as assinaturas caminha em passos lentos, sem falar nos manifestos que temos marcado onde não tem parecido absolutamente ninguém, nem em Guaratuba, nem Matinhos, nem em Curitiba, Matinhos deu movimento mais foi devido ao outro grupo Anonimus que combinamos de marcar no mesmo dia e no mesmo horário. Por esses atitudes dos políticos que tenho nojo, na imprensa diz ser a favor da ponte, mas entre eles não tem nenhum que une força junto desse objetivo, mas tenho esperança de mudar isso, tenho esperança de fazer um movimento forte em todo o litoral, so assim conseguiremos realizar esse sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alex: Você tem toda razão. Aqui em nossa cidade o que vemos são manifestações de cunho acovardado, com exceções, porém é fácil analisar os comportamentos em todo o Brasil quando se vê pelo prisma de um torcedor de futebol, em que é capaz de brigar e até matar em defesa de seu time, entretanto, é ofendido e roubado todos os dias e se, convidado a participar de uma manifestação que lhe trará benefícios e à sua familia, acovarda-se. Acho que essa falta de garra e de manifestação individual é quase que genética. Na nossa ausência, locupletam-se os políticos e oportunistas, sabedores da alienação do povo. Não perca as esperanças e obrigado pela participação o que mostra que você não se encaixa no perfil que descrevi.

      Excluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.