domingo, 14 de abril de 2013

Não existe cidadania e civismo em um povo sem educação!



Recordando o texto da minha amiga Marianna em sua coluna no Correio do Litoral fiquei deveras impressionado e preocupado quanto às posturas que temos diante dos fatos por ela narrados. Concordo que existem momentos em que sabemos que não adianta querer cidadania e civismo numa população onde o desrespeito às coisas comuns é para eles um privilégio que consideram somente seus.
Como diz a própria colunista, que eu gosto do “choque de realidade”, pois, acredito que apenas de “panos quentes” não resolveremos os problemas, pois eles pioram na medida em que a população aumenta, em virtude das próprias deficiências do Estado em suprir a população nos requisitos principais de seu desenvolvimento, saúde, educação, segurança e saneamento básico, elementos de péssima qualidade em nossa cidade.
Hoje (13/04) ao deparar com o lixo (de 12/04) das fotos, resolvi me manifestar de novo sobre o assunto. Vejamos, pois, o aspecto dos telefones de contato com os serviços públicos. Ano passado ligamos para a garagem solicitando o envio de um caminhão para recolher os entulhos que a retro da PM (veio da garagem) havia retirado da valeta e jogado na rua, provocando uma situação horrível tanto no aspecto do odor, quanto dos animais e bichos que se agitaram. Não atenderam. Contatei um vereador e solicitei seus préstimos, disseram que não recolhem resíduos recém-retirados, somente depois de secos. Pois é, acredito que faz um ano que tal fato ocorreu, o entulho ainda se encontra na rua.
Em virtude dessa mesma valeta e, naquela euforia de asfalto “politiqueiro” ficamos sabendo que nossa quadra não seria asfaltada, entretanto, toda chuva é um alagamento, pois virou depósito de lixo do povo (êta povo porco!) então, fomos à busca do poder público e solicitamos uma camada de saibro, o que poderia ajudar elevando o nível da rua e poderíamos sair de casa (com meu filho cadeirante) sem problemas, pedimos a vários vereadores, até oficio foi feito, resultou em nada, porém até a rua do Red Motel foi ensaibrada, reclamei e o edil me disse: Pô! Você não quer que os caras atolem os carros saindo de lá, né? Cômico se não fosse trágico! 
Acostumados a separar o lixo em Joinville onde residia, continuei fazendo o mesmo aqui, entretanto, o lixeiro que recolhe aqui, só retira o que estiver fora da lixeira (Foto 03) passa nas ruas paralelas e se não ver as sacolas de mercado (que eu não uso) empilhadas fora do latão, no chão, não se digna a vir ver se existe o lixo ou não, ensejando o espalhamento do mesmo por cavalos, cachorros e catadores e mendigos, que querem apenas latinhas, fazendo da rua um caos (Foto 02), ademais o caminhão SE-PA-RE só passava por aqui na temporada.
A empresa contratada pela Sanepar para a instalação de esgoto na rua, simplesmente veio e arrancou minha lixeira (pintada com zarcão) que estava soldada em concreto (pois já havia tido uma tentativa de roubo) e desapareceu com ela por uns tempos, belo dia instalaram a mesma, porém toda amassada e enferrujada (Foto 01), deixando os entulhos da retirada jogados defronte a calçada. Reclamar, sim, iremos fazê-lo na reunião da Sanepar, breve.
Um de meus vizinhos, depois de uns tempos instalou a sua lixeira, durou apenas três dias! O outro apenas dependura as sacolas no muro, deixando a mercê de tudo e todos, o que transforma rua numa vergonha. Reclamar a qual telefone? A lacuna entre o civismo e a cidadania só existe onde existe a falta de educação!
Acho um absurdo ter que manter uma agenda telefônica de serviços públicos para agendar isso e aquilo porque o atendimento é deficiente, trata-se de direito do cidadão que paga tantos impostos e se obriga a ser co-autor administrativo. Se os serviços públicos não funcionam cabe ao vereador que recebe salário que sai do meu bolso fiscalizar o executivo e fazer com que este cumpra o que está na lei, em vez disso fazem conchavos com ele e desrespeitam nossos direitos e o cidadão passa a ter um atendimento tão precário.
Já falamos sobre tais situações (veja aqui) e toda aquela euforia em vir residir nessa cidade está desmoronando, acredito que residir em outro local e no verão, na temporada, vir a Guaratuba, talvez seja o ideal, afinal na temporada a cidade se veste de gala para receber os visitantes e nós seremos um deles. Estou sentindo-me cansado de bater na mesma tecla sem resultados e às vezes me pergunto, o que vim fazer aqui?
Fotos do Blog

2 comentários:

  1. Daniel cada vez que leio seu blog eu penso: Onde encontra-se a prefeita, vereadores e todos os outros que cuidam da administração desta pequena cidade? Por favor é uma vergonha ter que reclamar coisas óbvias como recolhimento de lixo! Por que será que na época de eleição há dinheiro pra tudo? Por que será que não se empenham da mesma maneira para a cidade ter dignidade? Precisa-se urgente mudar essa administração!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lais: Obrigado pelo comentário. Talvez somente a mudança dessa administração não seja o caminho, trabalhamos muito para promover uma alteração de 77% na Câmara de Vereadores e, nos decepcionamos, pois, votamos para que o legislativo fiscalizasse o executivo e exigissem o cumprimento das leis aprovadas etc, etc...e hoje as coisas andam pior que antes, pois em todos os projetos do executivo há uma unanimidade na aprovação, aliás, todos se bandearam para o lado do executivo. Veja o exemplo recente do atendimento do PA por médico que receitou coca-cola, primeiro a câmara agiu, depois tentou esconder, logo em seguida por força do Face, se retratou, agora a PM postou em um jornal que o médico não era do PA, desmentindo o vereador Sergio Braga, e nós, iremos à reunião na segunda feira, para ver quem fala a verdade. Estamos órfãos em tudo, segurança, saúde, educação, eles apenas querem manter-se no poder, não querem a manifestação popular em busca de seus direitos. Participações como a sua é que pode provocar alguma mudança e também incentivar outros a se manifestarem, pois tem muita gente lendo o Blog, só que têm medo ou não querem se expôr.

    ResponderExcluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.