quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Segurança: Coroados e Barra do Saí pedem socorro!


Compareci à reunião pelo convite de Romário L. Palhares, onde convocados pelos líderes, também muitos moradores dessas comunidades ali se fizeram presentes, que ocorreu no salão da Igreja, onde discutiram as necessidades em relação à segurança. Presentes diversas autoridades da área de segurança de nossa cidade, Delegado Lúcio, Capitão César Kamakawa, Sargento Marcos, também presentes seis dos treze vereadores, Maurício, Troyner, Cátia, Artur, Itamar, Maria do Neno. (representante do Bairro?)

Inicialmente ouvimos uma explanação técnica sobre a necessidade de aumento do contingente de policiais e suas consequências para a cidade, proferida pelo Delegado Lúcio, que falou também sobre a ajuda que seria muito bem vinda da Guarda Municipal. Disse que é necessário urgência na votação da lei sobre a redução da maioridade penal para 16 anos, pois alguns "meninos" hoje são tão ou mais violentos que os adultos, por não temerem a justiça. Tornou claro que, com a atual legislação o judiciário não se empenha em manter presos os bandidos, pois os solta sempre, e se a maioria dos jovens, hoje são marginais, se deve à falta de perspectivas e oferta de empregos decentes na cidade. A continuar a escalada do crack e com as leis atuais daqui a vinte anos estaremos ainda nesse prende e solta, sendo enfático ao dizer: "Estamos enxugando gelo".

Membros da comunidade reclamaram muito aos vereadores presentes sobre a localização das Câmeras de Segurança que foram instaladas apenas no anel central, deixando os bairros ao léu, sendo que também pagam a recém instituída taxa de segurança. Dizem que as câmeras apenas afugentaram os marginais, levando-os a se refugiarem nos bairros mais desprotegidos. Reclamaram do abandono do sub-posto da delegacia e de sua ineficiência em virtude dos problemas elencados acima.

Almir Troyner e Maria do Neno (ela falou!!!), teceram alguns comentários sobre o esforços que eles (os vereadores) fazem junto aos órgãos de segurança do estado no sentido de resolver o grave problema da cidade, que as gestões junto a esses órgãos terminaram em promessas até hoje não cumpridas. Na sequência alegaram que deveriam ausentar-se por terem sido convocados para a reunião extraordinária que aconteceria na Câmara de Vereadores, sob vaias, saíram com a promessa que iriam lutar em defesa dos cidadãos quanto ao aumento do IPTU, em pauta naquela casa de leis, o que não ocorreu por falta de quórum, disseram, entretanto, que voltariam, o que não se concretizou.

Finalmente, o Capitão César Kamakawa, falando aos presentes disse estar também preocupado com o grave problema da criminalidade na cidade e bairros, principalmente quanto ao tráfico de drogas e que iniciativas como esta podem unir o povo ao policiamento, oferecendo seu telefone particular (98287676)  para o acesso da população quanto à denúncias que permanecerão em sigilo, entretanto, poderão prestar uma ajuda incomensurável à polícia.

Também, a título de orientação, convocou a população presente a se organizar em Grupos nos sites de relacionamento, tais como, Facebook, WhatsApp, Messenger, etc... , onde a interação e a intercomunicação com a comunidade ficaria mais estreita e os procedimentos advindos poderão ter maiores efeitos. Perguntado sobre a possibilidade de doação de motos por parte de comunidades e grupos, esclareceu que pode ocorrer, desde que sejam observados os preceitos legais.

Observamos naquela reunião uma preocupação muito grande dos moradores da comunidade quanto ao abandono dos bairros Coroados/Barra do Saí e também a impotência de todos os poderes constituídos diante de governos estadual e federal, recordando aqui, porém, as promessas do Deputado Francischini (2.797 votos), quando da reeleição da prefeita, que agiria no sentido de aumentar e dotar Guaratuba de um contingente policial definitivo, lá se foram quatro anos e até agora nada, mas ele se reelegeu. Cabe à comunidade levar seus anseios até a esfera dele.

Quais são as esperanças de um cidadão brasileiro, que paga por segurança, saúde, educação, e outros serviços públicos e não os tem? O que fazer quando as autoridades e nossos representantes se dizem impotentes diante dessas situações?
Com a palavra a população!

Texto e fotos de Daniel MM


Um comentário:

  1. Mais bairros em Guaratuba precisam de atenção! Piçarras, Mirim e outros! Enfim temos que cobrar, pois promessas foram feitas e até agora nada! Enquanto isso o povo tem que se virar e a ideia do Capitão Kamakawa é ótima e serve para todos nós!!! Vamos colocar em prática!

    ResponderExcluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.