quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Correios... incompetência ou morosidade?

No passado já nos atendeu com presteza e rapidez. Não quero aqui voltar ao espectro da origem do mensalão, aliás, quero desvincular de política, entretanto, restou-me ter que me referir a precariedade dos serviços prestados por essa agência de serviços púbicos, que hoje responde tal qual uma agência bancária, privando-nos de direitos que temos como cidadãos, permitindo que os governos e os bancos negociem entre si, por pagamentos de milhões de reais, no leilão que dá àquele vencedor o direito de nos desrespeitar, pelo atendimento que você acha que é bom e ele acha que já pagou por isso!

Citamos como exemplo nossa cidade, agência com sala alugada, pequena e com atendimento deficiente, poucos caixas e poucos funcionários, situação de chamada por senha, até pouco tempo inexistente, tal qual as cadeiras de espera, já fornecidos por empresas que sabem que seus serviços são deficientes e demorados (BANCOS, CORREIOS, INSS, e outros órgão públicos.

Particularmente, o enfoque que nos referimos tem um agravante que passa pela falta de modernização dos Correios, hoje, com sistema informatizado de pouca tecnologia e uma morosidade sem fim, onde o usuário chega a esperar até 10 minutos cada pessoa para completar o atendimento pelo funcionário.

Em minha última necessidade de postar algo na agência de Guaratuba, surpreendi-me com a senha 465, (estava 443) em horário de almoço, onde as pessoas acham que é o de menor fluxo, enganam-se, pois, é o horário em que, além das pessoas procurarem por ele para atendimento, que é normal, por outro lado, pateticamente, os funcionários dos correios os utilizam para o almoço, sacrificando tudo e todos (não sabem e não podem utilizar o rodízio).

A falta de investimentos e modernização dos órgãos de Correios tem atingido o Brasil em todas as cidade, sejam elas pequenas ou grandes, visto que, mesmo em nossa cidade, já alcançada pelas negociações via internet, as dificuldades são presentes em nosso dia-a-dia, já que as pessoas físicas e jurídicas que comercializam via WEB, tem maiores necessidades e rapidez em atender seus mercados via correios, justamente onde a empresa é deficitária, pois, esses vendedores que postam diversas mercadorias que demandam tempo de atendimento, juntam-se nas filas e retardam o atendimento quando deveriam ser atendidos por um guichê especial.

Nos dias em que fui à empresa observei que a minha senha estava muito além, numericamente, daqueles que estavam presentes, por observação do local, e questionando os presentes, soube que alguns estiveram apenas em busca da senha e se dirigiram a outros afazeres (lavar a louça, novela, beber uma gelada) dada a demora do atendimento (em média 10 minutos por pessoa), retornando depois para serem atendidos, algo que tem caracterizado a morosidade do atendimento, não por culpa só dos funcionários e gerenciamento, e sim por culpa também do sistema, que arcaicamente, ainda mede com réguas os pacotes, quando pelo que cobra, poderia utilizar sistemas bem mais modernos e rápidos.

Toda modernização que temos em nossos Correios que auferem a empresa os diversos prêmios que se fez merecedora, em comparação aos demais países,  peca entretanto, quando analisamos nosso atendimento dia-a-dia, que não condiz com essas ufanação propagada.

Nota do blog:  Lamentamos os bairros distantes não são beneficiados nem pelos péssimos atendimentos! O posto do bairro Corados tem atendimento precário.

Obs: Correios: "É uma palavra de origem duvidosa, ainda que se suponha que provém do provençal antigo 'corrieu', 'corir' (correr) e 'lieu' (lugar), que também designava a pessoa que corriam de um lugar a outro com cartas e mensagens."
  

Texto e Foto Montagem de Daniel MM 

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