terça-feira, 26 de junho de 2012

Guaratuba: Aqui também tem castas sociais!


Nas primeiras discussões sobre política e pela construção de uma “Guaratuba que queremos” fui questionado a respeito da diretriz do meu Bloguaratuba já que pela minha postura independente, acreditava o interlocutor, que deveria ser porta voz das cobranças de todos os problemas, desmandos e malefícios existentes na cidade.


Entretanto, como dizem alguns "experts" em política guaratubana, a coisa aqui é diferente e eu concordo, pois, por aqui fazer política, até então, tem-se notabilizado pela simples troca de favores entre compadres e conhecidos, política de quarteirão, vizinhanças, quando não, pelo voto, qualquer coisa com desconhecidos também, afinal já está implícito que o incorreto e imoral praticado pelos amigos e “otoridades”, torna-se correto e passa a valer e o alvo não são os bem postados, são os excluídos.


Há muitos anos após a chegada ao poder o PT (do Paraná) enviou uma pessoa encarregada em promover alguns cursos via SENAC/SENAI aqui na cidade, com custos pagos pelo governo. Fui procurado (não era e não sou petista – era um comerciante) por conhecer o enviado e junto à ACIG, com ajuda do Mauricio, tentamos convocar os "alienados, ocupadíssimos, individualistas” comerciantes de Guaratuba... , e, parafraseando Sergio Braga apenas: “...meia dúzia de gatos pingados”, os mais humildes, esse foi o comparecimento dos comerciantes da cidade e a coisa ruiu!

Hoje me recordo com amargura do descaso dessas pessoas, afinal poderíamos ter feito alguma coisa pelos trabalhadores da cidade, que sem escolas, poderiam pelo menos profissionalizar-se tecnicamente, e quiçá, almejar salários mais dignos e melhores e, talvez, esse seja o detalhe que tira o sono daqueles que evitam o crescer com qualidade e insistem na mesmice.

Já que esse detalhe, salários dignos, não é a meta dos comerciantes dessa cidade que optam primordialmente, por uma de mão de obra caseira, despreparada tecnicamente, há de entender-se que a maioria deles usam como desculpas suas ocupações laborais e participações sociais, para não envolverem-se na formação técnica desses trabalhadores, mantendo-os sem oportunidade de reciclar e melhorar, o que lhes permite o poder controlador de salários e vagas, além do que, podem nivelar por baixo a qualidade dos serviços prestados e também os salários.
 
Nos vários segmentos, comércio, indústria, profissionais liberais, etc. percebemos os mesmos senhores que tem o poder de controle econômico-financeiros e trabalhista da cidade, nunca se fazem presentes em NENHUMA atividade, projeto, reunião, coligação, concentração, que tenha conotação política, seja ela qual for, simplesmente porque não querem se INDISPOR com segmentos que possam prejudicá-lo financeiramente, e, por conseguinte, deixam nas mãos de aventureiros e oportunistas os problemas comuns à cidade
.
Por outro lado, sabemos que a cidade carece de serviços e condições que a eleve ao patamar de uma cidade com boa qualidade de vida, o que não assusta tais cidadãos, pois, senhores de recursos, recorrem centros como Joinville e Curitiba, com razão, sempre que necessário e também onde estimulam filhos a estudarem, trazendo-os formados de volta para darem continuidade a seus empreendimentos, outrossim, jamais manifestam um participação efetiva na resolução ou colaboração em situações que fogem ao seu negócio. Estão todos satisfeitos com as coisas como estão, desde que os seus empreendimentos e lucros andem bem! E povo? Oras, dane-se o povo!

"O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam”. (Arnold Toynbee)

Leia também: Somos cidadãos guaratubanos, nós não merecemos...
Foto ilustrativa

4 comentários:

  1. Casta de fora!
    Congratulações ao Blogueiro pela iniciativa de fazer esse blog com assuntos voltados a melhora de Guaratuba.
    Gostaria de comentar alguma coisa que há muito vem enroscado na minha garganta.
    Não sei a quanto tempo o Blogueiro mora em Guaratuba, mas eu já estou aqui a 38 anos, e para a minha infelicidade, todo progresso trazido para nossa cidade foi prejudicial.
    Calma, explico.
    A 30 anos atrás, tínhamos poucas ruas calçadas, o resto era tudo areia branca, que nas épocas de chuva era um sacrifício passar e na época de verão era ainda pior, mas era tão divertido e salutar. Eu tinha 10 anos de idade na época, e passava a tarde toda brincando na rua, nas areias brancas ou no cascalho de sambaqui que as lanchas do falecido Aldo Abagge traziam e espalhavam nos locais mais arenosos.
    Dormíamos com as portas da casa todas abertas, pois quem tinha ventilador era só rico, e a gente colocava a esteira de piri no chão e assim ficava mais fresco e só puxávamos o cobertor quando era madrugada.
    As bicicletas ficavam encostadas na varanda e as roupas no varal, e era como se fossem para ficar ali para sempre. Nossa quanta nostalgia.
    Bom, voltando aos nossos dias, vemos que o progresso trouxe a nossa cidade o asfalto, o calçamento, muita gente de fora, turistas, alguns empregos na construção civil, empresas de segurança e restaurantes, porque o resto a gente já tinha.
    Ai aparece o povo que veio de fora e começa a criticar nossa cidade, e o povo que vive aqui há muito tempo, e que fez historia com o seu trabalho e com seu jeito de ver nossa cidade, mas que nunca atrapalharam para que o progresso também chegasse até os dias de hoje.
    Pergunto: se nossa cidade não é boa, por que esses críticos de plantão não vão morar em Comburiu, Bombinhas, Floripa, etc? Gente, Guaratuba era muito melhor e muito mais gostosa de se viver sem vocês.
    Ai aparece um Fórum sobre a “Cidade que queremos”. Pergunto: o povo do fórum perguntou pra gente que vive aqui a vida toda, se a “Guaratuba que eles querem” é a mesma que nós queremos?
    Sabe, eu penso que está na hora do povo que veio de outras cidades, respeitarem nosso jeito de viver, de se relacionar, de fazer as coisa, e não vir aqui mudar aquilo que faz parte de nossa comunidade histórica. Ninguém vai à casa do vizinho e diz o que ele tem que fazer, a gente respeita o jeito do dono da casa.
    Outro dia, a prefeitura estava fazendo uma praça na cidade, ai uma pessoa que veio de fora, que nem convidada foi pra vir morar aqui, entrou com uma ação e a obra está embargada. O que a cidade ganhou com isso? Embargar uma obra é coisa mais fácil, agora, trazer uma solução para que se faça a obra o mais rápido possível para que o povo possa usufruir, fica difícil.
    Criticar é bom, mas muitas das vezes só atrapalha.
    Vivam Guaratuba do jeito que ela é, com seus defeitos, acertos, belezas e pessoas.
    Autor: ESM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ESM para mim é maravilhoso ouvir de um cidadão pelavras de sabedoria. Eu também lamento que as coisas chegaram a esse ponto. Muitas invasões trocadas por votos criaram muitos problemas na cidade e temos que tentar melhorar. Já que não podemos voltar a esse passado lindo (vim a Guaratuba, 1ª vez, em 1966 e era como voce descreve) vamos lutar juntos. Leia e comente o post "Coisas para fazer em Guaratuba, com ou sem eleições". Abraços (resido aqui desde 1999)

      Excluir
  2. Tenho visto e ouvido frases do tipo: "Vai você Daniel! Você pode falar e reclamar, porque seu eu disser algo posso me complicar em meus négócios. Podem me boicotar..."
    Frases como esta me entristecem muito, porque mostram como se comporta o cidadão de Guaratuba. Comprometido somente com ele mesmo e seus interesses. A cidade nunca vai melhorar enquanto prevalecerem comportamentos do tipo "tenho o rabo preso" de alguns ou impositivo de outros. Assim fica difícil pensar em melhorias em todos os sentidos, porque coragem e união é que fazem a força!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.